Respostas
Para entender sobre Vírus de computador, devemos antes entender o que é um "Malware".
Malware - Software Malicioso ou Programa Macilicioso.
Os Malwares são QUALQUER software, seja este um aplicativo, um script em Batch ou em Shell, seja qualquer arquivo com Instruções ou objetivos maliciosos para os sistemas operacionais e seus usuários.
O Vírus de computador é UM dos TIPOS de Malware, e suas características que o definem são:
NECESSITAM SER ATIVOS/EXECUTADOS pelo usuário, para se tornarem ativos e se propagarem pelo Sistema ou pela Rede.
Tem a capacidade de Modificar, Copiar, Deletar arquivos do Disco rígido.
Tem a capacidade de fazer confirações em arquivos e pastas, por exemplo, alterando seus atributos.
Podem interferir em outros aplicativos do Sistema Operacional.
Quando um Vírus é criado, ele tem como objetivo fazer algo desastroso, como por exemplo, limpar todos os dados de usuários do sistema, ou danificar mesmo um sistema, e seus desenvolvedores normalmente são ex-funcionários vingativos, que ao serem despedidos, por exemplo, buscam vingar-se da antiga empresa, atacando com um vírus os seus sistemas computacionais; uma grande parte dos vírus de computador também são desenvolvidos por crianças ou "hackers" iniciantes, conhecidos como ScriptKids, que são normalmente adolescentes que quando estão aprendendo a programar, se interessam em fazer vírus de sistemas, por pura diversão, e os espalham em escolas, entre outros lugares.
Na minha profissão, já peguei vários exemplos de vírus, alguns que tinham o objetivo apenas de irritar o usuário, desligando o computador logo que ele iniciava.
Outro que se multiplicava em todas as pastas e subpastas das contas de usuário, deixando as pastas reais ocultas, e ele, que era um Executável, tinha o ícone de uma pasta, que tinha exatamente o mesmo nome da pasta original, mas que na verdade se tratava de um vírus, e sempre que algum acesso como administrator iniciava, o computador desligava em 1 minuto, como um agendamento.
Outro, ainda, deletava todos os arquivos do usuário que o executava, incluíndo arquivos de configurações e registros.
Muitos deles eram programados em uma linguagem para MS-DOS, com comandos do CMD, por exemplo.
shutdow -s - t 0
Comando que desliga o computador em 0 segundos, ou seja, imediatamente.
Ai o vírus gerava um .bat na pasta de autoiniciação do Windows, e sempre que o Windows iniciava, ele era executado, e prendia o Windows em um estado de não uso.
Para eliminá-lo, foi necessário iniciar por um disco inicializável, bootável, e assim, excluir o arquivo manualmente.
O segundo, era um programa feito em C, bem simples, que criava várias cópias dele mesmo, em cada pasta e subpasta, para que sempre que o usuário fosse acessar algo, fosse "obrigado" a executá-lo, e ele então, buscava portas USBs existentes, verificava se podia se copiar para lá, e fazia o mesmo com as Pastas e Subpastas dos pendrives, fazendo assim que ele se espalhasse mais e mais.
O segundo era um arquivo compactado com SFX do WinRAR, que ao ser executado, ele dava um Setup em seu pacote compactado, que era um Script em Bat, que executava o seguinte comando:
del /a /s /q /f %UserProfile%
Excluindo assim todos os arquivos e dado existentes no usuário atual.
Esse é objetivo DOS VÍRUS, sempre fazer um ataque direto e objetivo.
Espero ter ajudado, até mais, abraço!