Maria trabalha como secretária em um escritório de advocacia, no qual, muitas vezes, vê-se na obrigação de, por orientação dos patrões, afirmar que os advogados estão em audiência, quando de fato, eles estão evitando o cliente. Nessas ocasiões, Maria procura ser hábil nas desculpas, pois não quer perder seu emprego e a alta remuneração que recebe.
Com base na situação e considerando a ética como um sistema de regras que governam a ordenança de valores e cujas diretrizes podem ter origem em correntes de pensamentos diferenciados, constata-se que a orientação que mais provavelmente classificaria a conduta de Maria como ética é o (a):
(a) moral
(b) universalismo
(c) egoísmo
(d) utilitarismo de regras
(e) utilitarismo de ações
Respostas
respondido por:
8
Olá!
A alternativa E é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, é possível observar que neste caso, o utilitarismo de ações, se dá pelo fato dos advogados definirem que a atitude correta de Maria é desviar dos clientes, a fim de não causar um constrangimento entre a equipe e as demais parte dos advogados.
Apesar dessa ação parecer anti-ética, a questão trata sobre a relação do escritório de advocacia e a secretária, focando os esforços em regras dentro do ambiente.
Até mais!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás