• Matéria: Física
  • Autor: wesleyaguiar347
  • Perguntado 7 anos atrás

Maxwell, notável físico escocês da segunda metade do século XIX, inconformado com a possibilidade da morte térmica do Universo, consequência inevitável da segunda lei da termodinâmica criou o demônio de Maxwell, um ser hipotético capa de violar essa lei. Essa fictícia criatura poderia selecionar as moléculas de um gás que transitassem entre dois compartimentos controlando a abertura que os divide Por causa dessa manipulação diabólica, as moléculas mais velozes passariam para um compartimento, enquanto as mais lentas passariam para o outro. Se isso fosse possível:. A) esse sistema nunca estaria em equilíbrio térmico. B) esse sistema estaria em equilíbrio térmico permanente. C) o princípio da conservação da energia seria violado. D) não haveria troca de calor entre os dois compartim

Respostas

respondido por: camilafortes13
19

Olá!!!


ALTERNATIVA CORRETA LETRA A.


O equilíbrio térmico de acordo com a segunda lei da termodinâmica é quando dois corpos atingem a mesma temperatura, está relacionado com a transferência de calor espontânea, no caso o corpo mais quente irá transferir esse calor para outro mais frio até que os dois apresentem a mesma temperatura. Quando há essa troca de energia o corpo que se encontra em uma temperatura maior consequentemente irá perder energia e o mais frio tende a ganhar.


Portanto, a temperatura está diretamente ligada ao número que mede os movimentos oscilatórios, ou seja, o movimento das moléculas. No compartimento onde há a presença de moléculas mais agitadas a temperatura vai ser maior diferentemente do outro compartimento que por apresentar moléculas mais lentas à temperatura é menor.


Espero ter ajudado!!!

Perguntas similares