Respostas
As relações econômicas entre o Brasil e a Europa existem de fato desde a chegada dos europeus ao continente sul-americano e são muito importantes. A questão que agora se apresenta é a de refletir sobre as possibilidades de intensificar estas relações ou de redefini-las em bases distintas. As trocas, integrações, acordos e conexões entre países e/ou blocos regionais têm sofrido transformações fundamentais e o desafio de estabelecer laços está presente para todos.
Para apresentar o Brasil a interessados na cultura e nas economias é imprescindível que se mencione alguns aspectos que ajudem a entender a realidade atual. Assim,buscaremos entendê-la no momento presente através de alguns indicadores de desempenho, o que necessariamente mostrará as bases de sua inserção internacional e o papel que desempenha no continente.
O Brasil cultiva estreitas relações humanas, políticas e econômicas com a Europa, especialmente com os países da União Européia. Brasil e Europa têm muitos interesses em comum e compartilham valores semelhantes.
Ambos os lados sabem que o respeito aos direitos humanos, à democracia e o Estado de direito, bem como uma economia de mercado com foco social, são premissas decisivas para a estabilidade política, o desenvolvimento sustentado e sucessos na superação da pobreza e de injustiça social. O Brasil tem tanto interesse no desenvolvimento dos processos de integração regional como os países europeus. Existe consenso em muitas questões de política internacional.