Respostas
Olá!
Nas células animais a glicose é armazenada na forma de glicogênio e não na sua forma monomérica por causa da osmolaridade.
Com grande quantidade de partículas de glicose armazenadas, a osmolaridade da célula aumentaria. Desta forma, o soluto tenderia a atrair mais solvente por meio da pressão osmótica, resultando em um maior volume intracelular. A célula, então, não iria conseguir suportar um volume tão alto e sofreria lise.
Além de que a célula gastaria energia para recolher a glicose porque o meio intracelular estaria mais concentrado do que o meio extracelular. Sendo insolúvel, o glicogênio não apresenta tais particularidades.
Resposta:
Por que não armazenar glicogênio na sua forma monomérica? O glicogênio é insulável e assim contribui muito pouco para a pressão osmótica intracelular.
Explicação:Se a glicose fosse armazenada na forma monomérica, a os molaridade da célula iria aumentar com consequente aumento do volume intracelular que pode levar a lise celular.Alem disso se a glicose fosse armazenada na forma monomérica, a sua concentração intracelular iria aumentar e a célula teria que gastar muita energia para capturar mais glicose do liquido extracelular visto que a concentração intracelular de glicose seria maior que a extracelular. Ou seja, questão de concentração. Se a glucose fosse armazenada na forma monomérica, a concentração intracelular seria maior que a extracelular, dessa forma, seria preciso gasto energético para captação de glucose, pois haveria um gradiente d e concentração a ser vencido