A 100 mL de solução aquosa de nitrato de bário, adicionaram-se, gota a gota, 200 mL de solução aquosa de ácido sulfúrico. As soluções de nitrato de bário e de ácido sulfúrico têm, inicialmente, a mesma concentração, em mol/L. Entre os gráficos a seguir, um deles mostra corretamente o que acontece com as concentrações dos íons Ba2" e NO#3 durante o experimento. Identifique esse gráfico.
Respostas
Olá,
O sal nitrato de bário, Ba(NO3)2, é solúvel em solução aquosa, então estará na forma dissociada conforme abaixo:
Ba(NO3)2 --> Ba²+ + 2NO3-
à medida em que o ácido sulfúrico, H2SO4, é adicionado à solução, ocorrerá a liberação de íons sulfato, SO4²-, que ao entrar em contato com os íons Ba²+, formará o sal insolúvel Ba(SO4)2.
SO4²-(aq) + Ba²+(aq) --> Ba(SO4)2(s)
devido à formação do precipitado, a concentração de íons Ba²+ em solução diminuirá drasticamente.
Enquanto os íons NO3-, permanecerão presentes em solução, sua concentração ficará acima da dos íons Ba²+ e apresentará uma redução à medida que o H2SO4 é adicionado, porque haverá a diluição, visto que o volume final da solução será 100mL + 200mL = 300mL, ficando a solução de íons NO3- mais diluída do que era inicialmente.
Sendo assim, o gráfico é duas curvas, uma que representa o Ba²+, que diminui acentuadamente, e outra que representa o NO3-, que é mais alta do que a do Ba²+, mas apresenta uma diminuição gradual, menos acenturata.
Resposta: A.