Respostas
Na minha opinião foram as “doutrinas socialistas”, pois a partir destas teorias, Marx e Engels constituíram a fronteira entre o socialismo utópico (idealizador de uma sociedade igualitária, mas não apontava meios para o desenvolvimento do processo) e o socialismo científico teorizado por eles.
Portanto, não somente na questão operária “brasileira”, mas sobretudo em caráter mundial, pois a premissa do Socialismo era a apresentação de um conjunto de doutrinas que se propunham a promoção do bem comum pela transformação da própria sociedade e principalmente da relação entre as classes, sobretudo com a modificação do direito de propriedade.
Entretanto, os efeitos (impactos) do Socialismo não foram os mesmos a nível global, pois mesmo adotando-se uma mesma “base teórica”, as soluções propostas eram um tanto quanto radicais para algumas nações e suas culturas, desta forma o resultado foi o surgimento de sociedades totalmente distintas, apesar da mesma doutrina.
O movimento operário então, buscava a “igualdade de classes” e ao mesmo apresentava uma crítica severa ao Capitalismo, embora este tenha sido de fato o responsável pelo desenvolvimento da sociedade, da tecnologia, das relações trabalhistas, enfim, toda a cadeia produtiva e de renda do mundo, mesmo sendo altamente depredatório e controverso. (o Capitalismo).