• Matéria: Pedagogia
  • Autor: cristianeamaral2
  • Perguntado 8 anos atrás

Um dos princípios sobre “como nosso ensino será ministrado” é, sem dúvida, o princípio da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem o qual não podemos efetivar nossa educação de qualidade.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
5

Olá!


O texto abordo, remete essencialmente, o conceito de inclusão.


Dessa forma, uma das principais funções do ensino, é garantir a transmissão do conhecimento a todos, consideradas as necessidades educacionais individuais.


Portanto, a inclusão será efetiva, quando todos obtiverem as mesmas condições de ensino, para que o processo educacional seja contemplado a todo o alunado do contexto escolar.

respondido por: arturhenriqueberger
0

Resposta:

O direito à educação e a igualdade de acesso e permanência na escola estão expostos , respectivamente, nos  artigos  205 e 206 da Constituição Federal de  1988. É preciso entender a educação e a assistência estudantil com o um direito social e fazer c om que a assistência seja não apenas  uma ajuda financeira, mas  que articulada  ao ensino, à pesquisa e à extensão promovam  a transformação dos  assistidos .

O  Serviço  Social na educação configura -s e  ainda com o um  desafio  a ser transposto,  cabendo  ao  profissional  sede dobrar  no  exercício  de  suas  habilidades  e competências  buscando o fortalecimento de  um a gestão democrática dentro da  escola e  ainda  estimulando  a  comunidade  escolar  a  participar  do  processo  educacional, compreendendo  c om unidade  escolar  todos   os   educadores :  professores,  merendeiros , técnicos  administrativos ,  porteiros ,  pais,  responsáveis,  famílias  como  um   todo,  alunos  e outros  atores que compõem a dinâmica escolar.

Perguntas similares