• Matéria: Pedagogia
  • Autor: hellencdomanski
  • Perguntado 8 anos atrás

A reforma da educação na década de 1990, grandemente influenciada por perspectivas (neo)liberais, teve grande influência no processo de descentralização do poder do Estado, passando para outros setores da sociedade o poder de tomar decisões, gerir, organizar e captar recursos, por exemplo. Considerando tal discussão, analise as afirmações que seguem: I. A descentralização de poder, na prática, é uma desconcentração de responsabilidades do Estado para se eximir das suas responsabilidades sociais, passando para terceiros tais funções. II. A descentralização de poder, na prática, é uma desconcentração de responsabilidades da sociedade para se eximir das suas responsabilidades sociais, passando para o Estado tais funções. III. A desconcentração de poder, na prática, é uma descentralização de responsabilidades da sociedade para se eximir das suas responsabilidades sociais, passando para o Estado tais funções. IV. A desconcentração de poder, na prática, é uma descentralização de poderes do Estado para se eximir das suas responsabilidades sociais, passando para terceiros tais funções.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
3

Olá,


Apenas, I: A descentralização de poder, na prática, é uma desconcentração de responsabilidades do Estado para se eximir das suas responsabilidades sociais, passando para terceiros tais funções.


Os anos 90 foi um momento de grandes mudanças em território nacional, assim entendemos que essas mudanças atingiram diretamente os âmbitos educacionais, porque o neoliberalismo possui políticas muito específicas, e as mudanças ocorrem em todos os aspectos.


Descentralização e desconcentração são termos importantes, e diferentes. A descentralização se trata de tirar um poder que estava centralizado em determinado local, a desconcentração é quando algo deixa de ser concentrado, e podemos descentralizar sem desconcentrar.

Perguntas similares