Explique como as características de relevo influenciaram no desenvolvimento da civilização grega.Quais as razões que justificam a primeira e a segunda diáspora grega.Encontre uma relação entre a colonização grega na península itálica e a guerra de Tróia.
Respostas
Nesta questão temos três perguntas. Vamos responder cada uma separadamente:
1 – O revelo da península balcânica onde a antiga civilização grega surgiu, os Balcãs, é muito montanhoso. Consequentemente, a agricultura encontrava dificuldades para produzir quantidades de alimento suficiente para alimentar as populações das cidades-estado gregas. Uma das soluções encontradas foi o estabelecimento de cidades costais que poderiam suprir a necessidade por alimentos a partir da pesca e também estabelecer rotas comerciais para escoar a produção excedente e adquirir insumos que não estivessem disponiveis na região.
2 – A Primeira Diáspora Grega aconteceu no século XII a.C. e ocorreu graças a várias ondas migratórias de populações invasoras, em especial os Dórios e Jônios, às antigas cidades-estado da civilização Micênica. Para fugir, grupos de micênicos fugiram em direção a outros territórios ao redor do Mar Mediterrâneo e Mar Negro.
A Segunda Diáspora Grega aconteceu no século VIII a.C. devido ao grande crescimento populacional nas cidades-estado gregas o que acarretou no aumento da população mais pobre e ao cenário de fome em algumas áreas. Para fugir desta perspectiva, grupos migraram dos Balcãs em direção a outras regiões do Mediterrâneo, como a Península Itálica, sul da atual França e etc, onde estabeleceram colônias e novas cidades-estado.
3 – Após o final da Guerra de Troia, de acordo com as epopeias da cultura grega antiga, os fugitivos da cidade teriam fugido em direção ao Mediterrâneo e se estabelecido em outras regiões costais e dentre elas estaria a Península Itálica. É o que conta a epopeia do heroi Eneias, sobrevivente da guerra que lidera um grupo de fugitivos em direção à Península Itálica e funda uma cidade que futuramente seria a base para o surgimento de Roma.