• Matéria: Português
  • Autor: mariaeduarda523f
  • Perguntado 8 anos atrás

ninguém mim ajuda nesse site mds

1. o que se pede concluir comparado a visão do autor do texto 1 com as duas autoras do texto 2?

2. com os autores dos textos 1 e 2 justificam sua argumentação?

3.debete reflita e responda:qual das versões você acha mais convincente?justifiqueh.

Anexos:

Respostas

respondido por: villayvertp6y8yt
2

1)

O texto 1 procura passar uma impressão de carinho e convívio familiar entre escravos e senhores, já o texto 2 expressa abertamente a condição de dominador e dominado, num cenário onde ambos sabem muito bem suas respectivas posições.


2)

No texto 1 , o autor utiliza até o termo doçura para enfatizar a maravilhosa relação entre escravos,( nem utiliza a palavra escravos, e sim domésticos, com a intenção de suavizar a situação do negro e engrandecer a bondade do branco), e mesmo utilizando um advérbio de dúvida (talvez), tenta fazer-se acreditar que no Brasil, os senhores eram mais gentis que em outras partes.

No texto 2 não se utiliza nenhum recurso estilístico para mascarar a realidade, pelo contrário, há objetividade ao citar a veracidade dos fatos.


3)

Não há muito para se refletir sobre as duas versões, a atualidade brasileira é veraz testemunha do que é ser senhor e ser escravo. É evidente que o primeiro texto tem um pouco de Romântico e muito de hipócrita em sua apresentação. Obviamente a segunda versão é o fiel retrato da realidade escravagista em nosso país; e infelizmente esse regime não só permaneceu ao longo dos anos como tem se fortalecido na gestão atual.


Perguntas similares