• Matéria: Biologia
  • Autor: Rlaf
  • Perguntado 8 anos atrás

Paciente B.B. 27 anos, com tosse, dificuldade de respirar, febre e dores pelo corpo, foi atendido no pronto socorro de um hospital em Maringá. Após exames preliminares, com forte suspeita de influenza A (gripe A) associada a infecção bacteriana pulmonar, foi prescrito ao paciente Tamiflu® 75 mg (fosfato de oseltamivir), Tamiran® 500 mg (levofloxacino), além de ibuprofeno e dipirona. Sendo o Tamiflu®, um inibidor potente e seletivo das enzimas neuraminidases do vírus da gripe, que são glicoproteínas encontradas na superfície do vírion, importantes tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais formadas recentemente em células infectadas. Explique a importância dessas duas etapas na multiplicação viral e, consequentemente, na infecção causada por esse vírus.

Respostas

respondido por: nataliamarzola
1

Olá,


O Fosfato de oseltamivir, vendido comercialmente com o nome de TAMIFLU, bloqueia as neuraminidases do vírus influenza A e influenza B.


Bloqueando as neuraminidases,

impede tanto:

1) a entrada do vírus em células não infectadas quanto


Com esse mecanismo a droga impede a multiplicação dos vírus dentro do organismo humano, uma vez que os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.


2) a liberação de partículas virais formadas recentemente em células infectadas.


E com esse mecanismo a droga impede a liberação de toxinas no organismo.


Espero ter contribuído

Perguntas similares