Respostas
1 Onde foi criada as quadrilhas juninas?
R= É difícil determinar a origem exata da quadrilha. De acordo com Carmem Lélis, historiadora e pesquisadora da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, ela remonta às danças agrícolas da Europa antes do cristianismo, que celebravam a chegada do período de colheita. Os primeiros registros que mencionam a dança vêm da Normandia e da Inglaterra.
2 Oque significa o nome Quadrilha junina
R= O nome vem do francês quadrille, que por sua vez tem origem no termo italiano squadro, que significa uma companhia de soldados dispostos em quadrado. Nos séculos 18 e 19, a dança se espalhou pela aristocracia de vários países europeus.
3 Como a Quadrilha junina chegou ao Brasil?
R=Essas danças, que eram comuns nos âmbitos aristocráticos europeus, chegaram ao Brasil através da família real portuguesa. Isso aconteceu ao redor da década de 1820 e inicialmente a penetração ocorreu no Rio de Janeiro.
4 Qual era o nome que a quadrilha junina chegou ao Brasil?
R= De acordo com estudiosos de cultura popular, a quadrilha chegou com o nome "pas de dance", contradança de salão da corte francesa.
5 Essa dança era praticada por todos?
R=Durante o período do Império, a dança era restrita à aristocracia, sendo usada para abrir os bailes da Corte.
6 Quais eram as vestimentas usadas ne época para essa dança?
R= Nessa época, os vestidos usados para a dança eram os típicos da nobreza, estruturados e com anáguas, enquanto os homens vestiam roupas de gala.
7 Só em que época as quadrilhas começaram a ser praticada pelas classes populares?
R=No início da República, a quadrilha começou a ser praticada pelas classes populares, principalmente nas áreas rurais.
8 Porque as quadrilhas são conhecidas também como casamentos?
R=Ao chegar às ruas e clubes, a dança começou a assimilar características regionais e passou a fazer parte dos casamentos rurais. Os fazendeiros contratavam os grupos para se apresentarem nos casamentos dos seus filhos. Foi daí que surgiu a tradição da encenação do casamento matuto.
9 Os instrumentos como Sanfona, Triângulo e Zambumba sempre foram utilizados?
R=Não, Com a popularização, foram introduzidos instrumentos como sanfona, triângulo e zabumba.
10 Os nomes das coreografias já vieram em português como "anarriê"?
R=Os nomes das coreografias, que eram ditos em francês, foram aportuguesados: "en arrière" (atrás) virou "anarriê", e assim por diante.
11 Quando foi que as quadrilhas saíram realmente do interior e vieram para os centros urbanos?
R=No século 20, as quadrilhas se espalharam do interior para os centros urbanos e começaram a ganhar traços caricaturais.
12 Como é feita as danças da quadrilha?
R= Eles são enunciados pelo marcador, que pode ou não fazer parte da dança. As mulheres e os homens ficam em fila, vestindo roupas típicas do interior, em pares alternados. Ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo, eles seguem passos básicos como balancê, anavantú e anarriê, além de outros mais divertidos como "Olha a chuva! É mentira" e "A ponte quebrou!".
13 Como são os figurinos de hoje em dia?
R=Os figurinos estão cada vez mais luxuosos, especialmente porque muitos grupos tentam destacar-se ao participar de competições.
14 Oque falam as pessoas sobre essas mudanças?
R=Os mais puristas criticam tais mudanças, afirmando que se está perdendo a essência da tradição. Outros estudiosos, como Carmem Lélis, defendem as transformações.
15 Porque Carmem Lélis defende essas transformações?
R=Ela afirma que esse é um processo natural, principalmente porque envolve jovens. Além disso, as roupas e outras características variam de uma região para outra, assumindo traços da cultura local.
FIM! ESPERO TER AJUDADO