A instrução pública dos países da Europa ampliaram-se durante o século XIX. Em decorrência deste processo histórico da passagem da ordem feudal para a ordem burguesa, a escola passou a ser determinada como uma instrução leiga, obrigatória e gratuita.
LOPES, Mara C. R.; CARVALHO, Tereza C. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2018.
Sabemos que é preciso compreender a educação historicamente, diante do exposto e dos nossos estudos na disciplina quanto a história da legislação educacional, avalie as afirmações que se seguem:
I. O período de 1930-1937, que se denomina como 2ª república, trouxe importantes acontecimentos para a educação, entre elas a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública e a criação do Conselho Nacional de Educação.
II. No Brasil, a educação das massas ganha importância pela necessidade de preparar o indivíduo para o trabalho e de capacitá-lo para exercer atividades produtivas.
III. O modo de produção capitalista e seu desenvolvimento trouxe o deslocamento da vida no campo e sua agricultura para a cidade e a indústria. A educação é vista como aquela que poderia qualificar os operários minimamente para se adequar às exigências econômicas e sociais postas.
IV. No período revolucionário francês em 1789, a educação contrapondo-se aos privilégios de nascimento inicia sua concretização, esta concretização ocorre por meio da igualdade jurídica, na qual homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e IV, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
0
dndjdjquiqiiaisisisisoos
fafamorena:
???
respondido por:
1
Resposta: alternativa II e III Pagina 15 do livro
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás