Indique em seu caderno V ou F para as as afirmações, de acordo com o princípio da inércia.
|. O lápis que está em repouso sobre a mesa do professor permanecerá nesse estado enquanto a resultante das forças que agem sobre ele não se alterar.
||. Quando um objeto está em repouso e permanece assim, a resultante das forças que agem sobre ele é nula.
|||. Um corpo se movimenta para o sul,em trajetória retilínea, com velocidade constante v= 10m/s.
Se a resultante das forças que agem sobre ele permanecer nula, ele continuará se movimentando para o sul em trajetória retilínea, com velocidade constante v = 10m/s.
|V. Uma bicicleta está estacionada numa rua. Permanece em repouso porque a resultante das forças que agem sobre ela é nula. Portanto, a bicicleta está em equilíbrio estático.
Respostas
I-Verdadeiro
II-Verdadeiro
III-Falso
IV-Verdadeiro
TODAS AS AFIRMAÇÕES SÃO VERDADEIRAS.
A alternativa I é verdadeira pelo fato de praticamente explicitar a primeira lei de Newton (a da inércia). Todo corpo tende a permanecer em seu estado, seja de repouso ou de movimento retilíneo uniforme, enquanto as resultantes das forças que atuam sobre ele sejam nulas.
A alternativa II é verdadeira pois assim como a alternativa I, condiz com o princípio da inércia.
A alternativa III é verdadeira pelo fato de que se a força resultante for nula, o corpo permanecerá em movimento retilíneo uniforme. Lembre-se que em movimentos acelerados a lei da inércia não é aplicada, pois para acelerar, é necessária uma força, anulando a inércia.
A alternativa IV é verdadeira pelo fato de que a força resultante é nula, fazendo que a bicicleta permaneça em repouso. E sim, ela está em equilíbrio estático pelo fato de que quando um ponto material encontra-se em repouso, seu equilíbrio é chamado de estático (o repouso é a um referencial inercial). Quando se refere a um movimento uniforme, diz-se equilíbrio dinâmico a um referencial inercial.
PS: a resposta anterior diz que a alternativa III é falsa, mas o correto é que ela seja verdadeira por satisfazer o princípio da inércia.