Formalização é determinar a forma como as tarefas e atividades serão executadas dentro da organização. É criar regras para evitar que as pessoas desenvolvam seus trabalhos da maneira que quiserem.
Assinale a alternativa que apresenta aspectos relacionados à empresa formal:
A Quanto mais formal a organização maior o controle de seus processos e maior o poder hierárquico. Nesse tipo de organização a comunicação é quase desnecessária, pois cada funcionário sabe sua responsabilidade e autoridade.
B A estrutura formal é representada pelo fluxograma enquanto a informal é formada pelo relacionamento interpessoal e gera o aparecimento dos grupos que não são identificados na estrutura formal.
C Quanto mais formal a organização menor o controle de seus processos devido ao alto poder hierárquico. Nesse tipo de organização o fluxo de comunicação é bem conhecido.
D A organização tende a se formalizar por uma exigência do mercado e para garantir que seus concorrentes não tenham acesso aos seus processos, atividades e funcionalidade geral.
E Quanto mais formal a organização, mais rígida ela se torna, o que acarreta dificuldades para lidar com os clientes e outras variáveis do ambiente, pois as pessoas tornam-se incapazes de agir de acordo com sua própria iniciativa.
Respostas
Opah!
A organização formal é considerada aquela em que há regras específicas e determinadas em regimentos e regulamentos internos. O maior exemplo da organização formal é o uso do fluxograma da hierarquia (desenho de cargos e funções).
Por outro lado, a organização informal é composta pelo relacionamento interpessoal dos próprios colaboradores (não é rígida).
Gabarito:
"B A estrutura formal é representada pelo fluxograma enquanto a informal é formada pelo relacionamento interpessoal e gera o aparecimento dos grupos que não são identificados na estrutura formal".
Cuide-se bem!
(Opção correta, letra “E” - Gabarito: página 15 da Rota 03 - Segundo Hall (2004) “quanto mais formal a organização, mais rígida ela se torna, o que acarreta dificuldades para lidar com os clientes e outras variáveis do ambiente, pois as pessoas tornam-se incapazes de agir de acordo com sua própria iniciativa o que pode, segundo Merton (1957), ocasionar um efeito de “incapacidade treinada””.