• Matéria: Artes
  • Autor: josianebassiniou6j7j
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com Barbosa (2008), pode-se resumir o paradigma da criatividade vigente no modernismo em dois conceitos: originalidade e fluência. A modernidade, guiada sobre a égide da ruptura, ou seja, negar o passado para forjar um ideal de futuro, eclode, na originalidade, como critério da crítica para o julgamento da produção artística, pois o momento histórico estava voltado para construção de um futuro novo, revolucionário, permeado pelas novas intenções. Nesse contexto, é comum surgirem movimentos e manifestos organizados de modo que cada um busque uma forma nova de pensar o futuro e negar as referências do passado. Além da originalidade, o outro critério apontado pela autora, a respeito do conceito que guiava a crítica no modernismo, era a flexibilidade.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.

I. Essa flexibilidade mencionada diz respeito a exploração dos suportes. Por exemplo, no caso da pintura, a flexibilização do ato de pintar, como a pintura com colagem, pintura em pontos, action painting.
II. Pode-se citar, como movimentos surgidos nesse contexto: o surrealismo, com o inconsciente; o futurismo, com as máquinas; o cubismo, com a arte vinda da África e o desenho infantil.
III. Assim como os paradigmas do modernismo, os paradigmas contemporâneos se mantêm negando os referenciais do passado e cada vez mais inventando novas possibilidades de criação e suportes.

É correto o que se afirma em:
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
I e II, apenas.

Alternativa 3:
I e III, apenas.

Alternativa 4:
II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Respostas

respondido por: thaynnaba
1

Sobre a arte na modernidade temos que a resposta certa é a: Alternativa 2:  I e II, apenas.

Isso porque a modernidade envolve diversos tipos de quesito, tanto nas artes visuais como na literatura que vieram em contraponto as escolas de arte anterior.

O movimento modernista no Brasil teve inicio no ano de 1922 através da semana de arte moderna.

Agora a arte é vista como uma ferramenta política para possibilitar uma denúncia sobre as principias mazelas da sociedade.

A arte assim deixa de ser um fim em si mesma passando a ser um objeto político.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1333505

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares