O poema "O retrato do sertão", a letra da canção "Segue o seco" e o romance de Vidas secas, de Graciliano Ramos, foram produzidos em diferentes momentos do século XX, mas fazem referência aos mesmos problemas, presentes nas vida do sertanejo nordestino por várias gerações. Que papel esses textos cumprem nas diferentes esferas em que circulam?
Respostas
Os textos cumpre o papel de lembrar as dificuldades que são causadas pelas constantes secas prolongadas recorrentes no nordeste do Brasil.
Mostra também a dedicação e a vontade do sertanejo de não largar sua terra. Esse fator é importante, já que foi criada uma imagem do nordeste, de ser um lugar de povo sofrido, e de poucas oportunidades. A força de vontade aparece como uma mostra da garra e da luta do povo nordestino, que mesmo diante de dificuldades luta pela sua terra.
É muito importante que estes textos sejam contextualizados, pois a imagem do nordeste ficou um tanto relacionada à apenas um lugar seco e sofrido. Este estereótipo ainda é muito prejudicial para a região, que tem muito a oferecer, para além de seus problemas relacionados à seca.
Resposta:
O papel de retratar a realidade numa e crua para que as pessoas possam entender da melhor forma, sobre a seca, no sertão desses povos que vivem sem água sofrendo sem nenhuma estrutura. É isso com base no meu entendimento espero ter ajudado.
Explicação: