Sobre a eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido são apresentadas algumas proposições. Coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) A eritroblastose fetal só ocorre quando mulheres Rh– já sensibilizadas geram criança Rh+. ( ) A sensibilização pode ocorrer por transfusão de sangue Rh+ ou gestação anterior de uma criança Rh+. ( ) A sensibilização ocorre durante a gestação, em decorrência da passagem de sangue da mãe para o filho e vice-versa. ( ) Atualmente, a eritroblastose fetal é prevenida injetando-se na mãe Rh– soro contendo anti-Rh logo após o nascimento do primeiro filho Rh+. ( ) A frequência observada de eritroblastose fetal é menor que a esperada; um dos motivos para essa redução é a incompatibilidade do grupo sanguíneo do sistema ABO entre mãe e feto. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
A resposta é: V- V- F- V -V.
A sequência correta é: V- V- F- V -V.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. Quando mulheres Rh- apresentam sensibilização e geram uma criança pode ocorrer a eritroblastose fetal.
II – Verdadeira. A transfusão de sangue Rh+ ou a gestação anterior de uma criança Rh+ podem resultar em uma maior sensibilização.
III – Falsa. A sensibilização não ocorre quando acontece a passagem de sangue da mãe para o filho.
IV – Verdadeira. A prevenção da eritroblastose fetal ocorre pela aplicação de sangue Rh+ na mãe logo após o parto da primeira criança positiva.
V – Verdadeira. Devido a incompatibilidade do grupo sanguíneo do sistema ABO entre mãe e feto, a eritroblastose fetal apresenta frequência pequena.
Bons estudos!