1. (UFPE) Leia este trecho:As pessoas normalmente entendem'gramática* apenas como o livro que contém as regras da língua 'certa', como se todas as variedades da língua não fossem regidas pela gramática.Carlos Alberto Faraco; Cristóvão Tezza. Prática de texto. PetrópoliS: Vozes, 1992.Por esse pequeno fragmento, podemos admitir que:1)existe uma generalidade de equívocos em torno do termo “gramática".2)não existe atividade de linguagem sem gramática.3)as regras da língua “certa* constituem a essência da gramática.Está(âo] correta(s):a)1 apenasb)2 apenasc)le2apenasd)1 e 3 apenas*) 1,2 e 3
Respostas
Olá!
Analisemos as afirmativas:
1) Existe uma generalidade de equívocos em torno do termo “gramática".
Esta afirmação está correta. O trecho chama atenção para o fato de que a gramática não se limita apenas a um conjunto de regras para o uso da língua. Ela é, na verdade, um meio de descrever, analisar e preservar o idioma.
2) Não existe atividade de linguagem sem gramática.
Esta afirmação está correta.
Apesar de existir, sim, enquanto regras a serem seguidas (gramática normativa), também existem outros tipos de gramática, como a descritiva. Esta tem por finalidade analisar e descrever as "regras seguidas" na prática, considerando todo o conjunto de variações linguísticas, ignorando conceitos tradicionais de certo/errado. Ou seja, ela observa a gramática da língua em seu uso cotidiano.
Existe, independente da norma padrão, um jeito que as pessoas organizam palavras, frases, etc. Isto, por si só já é gramática.
3)as regras da língua “certa" constituem a essência da gramática.
Esta afirmação é falsa. O texto chama atenção justamente para o fato de que a gramática serve a muitos outros fins que não os normativos.
Logo, a alternativa correta é "c) 1 e 2, apenas".