• Matéria: Filosofia
  • Autor: enzocartola98
  • Perguntado 8 anos atrás

Analise as preocupações de John Stuart Mill quanto à invasão da privacidade nos tempos modernos. Como eixo analítico, os efeitos da expansão do aparato público estatal. Se alguém puder me ajudar, serei bem generoso!

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
7

John Stuart Mill tinha duas preocupações principais: a garantia dos direitos individuais (a propriedade privada, a liberdade de iniciativa, a privacidade, a inviolabilidade da dignidade do sujeito, etc) e o desenvolvimento do livre mercado, com a consequente diminuição dos poderes econômicos do Estado (preocupação que também visava garantir os direitos individuais).


Mill viria a nossa situação atual, onde a privacidade virou "coisa do passado" com feições de verdadeiro espanto, assim como consideraria um terrível estado de coisas, pois todas as pessoas são espionáveis - como podemos ver no escândalo da NSA trazido à tona por Snowden - e que os direitos individuais são rapidamente deixados de lado em nome da segurança - como podemos perceber ao ver as leis passadas tanto no Brasil para garantir a segurança durante a Copa quantos nos Estados Unidos pós-11 de Setembro.


Além disso consideraria que os indivíduos são virtualmente impotentes frente ao Estado Moderno que é capaz de usar exércitos profissionais, tanques de guerra e drones automático para, se assim desejar, executar quem bem desejar, de modo que não podem mais prestar resistência física real a um Estado totalitário.

Perguntas similares