• Matéria: ENEM
  • Autor: denyselima5p7cnjp
  • Perguntado 7 anos atrás

Nos Jogos Olímpicos de inverno nos Estados Unidos da América uma das atletas foi eliminada no exame antidoping porque embora não houvesse vestígio de nenhuma substância estranha em seu organismo ela apresentava uma taxa de hemácias e de hemoglobina muito mais altas que do que a média para atletas do sexo feminino com a sua idade o comitê Olímpico considerou imprópria sua participação nos jogos porque?

Respostas

respondido por: Yancastros
282

A hemácia é uma célula sanguínea responsável por transportar o oxigênio para todos os tecidos e abastecê-los com O₂, isso significa que quanto maior o número de hemácias, maior e mais eficiente é o transporte de oxigênio pelo corpo e o indivíduo vai ter uma melhor capacidade nas suas atividades aeróbicas, consequentemente terá um desempenho superior aos demais. Por isso atletas que possuem números maiores de hemácias geralmente são barrados em jogos (muitos fazem isso propositalmente através da injeção de um hormônio chamado eritropoietina, que estimula a produção de hemácias na medula óssea).

respondido por: yuri14rodrigues
7

O Comitê Olímpico considerou a participação da atleta norte-americana imprópria devido a grande quantidade de hemácias que ela possuía.

A relação entre a quantidade de células da atleta olímpica e como isso se traduz

A atleta dos Estados Unidos foi impedida de participar das Olimpíadas de inverno em 2021 pois o seu rendimento nos esportes seriam extremamente discrepantes se comparado aos outros atletas.

As hemácias (ou glóbulos vermelhos) são responsáveis por levar o oxigênio para todas as células do corpo.

Logo, quanto mais hemácias uma pessoa tem, ela poderá praticar esportes com mais intensidade, sem se cansar rapidamente.

Veja mais sobre as hemácias em https://brainly.com.br/tarefa/139634

Anexos:
Perguntas similares