5.Leia este diálogo entre um pai e o filho adolescente:Pai: — Hoje em dia, por causa dessa praga de internet, os jovens nâo se conhecem mais e nem mesmo se compreendem.Filho: — Ah... paizâo, nâo é assim nâo... Eu, por exemplo, me conheço muito bem e me compreendo perfeitamente.Em relação aos pronomes se e me presentes nessas falas, assinalea afirmação correta.a)0 pai pretendeu dar ao pronome se o sentido de reflexividade, significando "a si mesmos".b)0 filho interpreta o pronome se com sentido de reciprocidade, equivalendo, portanto, à expressão “um ao outro".c)Tanto na fala do pai quanto na interpretação do filho, o pronome se tem valor reflexivo, significando “a si mesmos".d)0 pai emprega a forma se com sentido de reciprocidade; o filho atribui a esse pronome o sentido de reflexividade.•) 0 pronome se tem, na fala do pai, o mesmo sentido que o pronome me tem na feia do filho.
Respostas
Olá,
vamos analisar cada uma das alternativas.
a) O pai pretendeu dar ao pronome se o sentido de reflexividade, significando "a si mesmos". → ERRADA, o pai usou o pronome se no sentido reciprocidade, que os jovens não se conhecem uns aos outros.
b) O filho interpreta o pronome se com sentido de reciprocidade, equivalendo, portanto, à expressão “um ao outro". → ERRADA, o filho aplica o pronome se a si mesmo, evidenciado quando ele diz que "me conheço e me compreendo".
c) Tanto na fala do pai quanto na interpretação do filho, o pronome se tem valor reflexivo, significando “a si mesmos". → ERRADA, isso se dá somente na interpretação do filho.
d) O pai emprega a forma se com sentido de reciprocidade; o filho atribui a esse pronome o sentido de reflexividade. → CORRETA
e) O pronome se tem, na fala do pai, o mesmo sentido que o pronome me tem na fala do filho. → ERRADA, vide justificativas a e b.
A única alternativa correta é a letra
d) O pai emprega a forma se com sentido de reciprocidade; o filho atribui a esse pronome o sentido de reflexividade.