7.São apresentados a seguir dois trechos de romances. No primeiro, afala em destaque é de um barbeiro; no segundo, de um ex-escravo.TRECHO 1Comecei a examinar a cara do homem pelo espelho. Ele viu que eu estava olhando e perguntou: 'Sabe quem sou eu?'. Respondi que não. E o homem: 'Me chamo Silvino Neves, mas me tratam por Dente Seco'.—E tu, que disseste? [perguntou Rodrigo]—Ora, eu fiquei mais pra lá que mais pra cá, e achei melhor dizer que já conhecia ele de nome. Ensaboei a cara do cabra e indaguei assim [...]Erico Veríssimo. 0 retrato: vol. 2:0 tempo e o vento, parte II. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 294.TRECHO 2[...] perguntei-lhe se aquele preto era escravo dele.—É, sim, nhonhô.—Fez-te alguma coisa?—É um vadio e um bêbado muito grande. Ainda hoje deixei ele na quitanda, enquanto eu ia lá embaixo na cidade, e ele deixou a quitanda para ir na venda beber.Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubos. Disponível em: .Acesso em: 30 abr. 2014.Nas duas falas, um pronome aparece empregado conforme a variedade coloquial do idioma.a)Identifique-o nos dois casos.b)Como se justifica o emprego dessa forma em casos como esses?
Anexos:
Respostas
respondido por:
7
Bom dia, tudo bem?
a) Pronomes pessoais trecho 1: EU e ELE.
Pronomes pessoais trecho 2: ELE e EU.
Pronomes relativos trecho 1: QUE.
Pronomes relativos trecho 2: ENQUANTO.
b) Os pronomes pessoais são aqueles fundamentais dentro de uma construção de um texto e que fazem a referência a quem está presente no contexto, sendo possível ser: eu, tu, ele, nós, vós e eles.
Já os pronomes relativos usam alguns termos para que o texto seja mais direto e menos cansativo para o leitor, sendo alguns deles: que, quem, onde, quantos, cujas e outros.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás