Leia este trecho do poema “0 turista", de Lêdo Ivo.Não me adianta viajar.Todas as viagens são inúteis.Elas não nos levam a lugar nenhumNem nos revelam o outro lado do mundo.lèdo ivo. Mor oceano. Rio de Janeiro: Record, 198?. p. 29.Reiativamente aos pronomes desses versos, assinale a afirmaçãoincorreta:») "me" tem como referente o próprio eu poemático; "nos" tem como referentes o eu poemático e o leitor.b)"Elas” classifica-se como pronome pessoal do caso reto porque, no verso em que ocorre, funciona como sujeito.c)“Elas" estabelece coesão anafórica com o termo “todas as viagens".d)Os indefinidos “todas" e “nenhum" evidenciam o sentimento de frustração e desesperança revelado pelo eu poemático.•) Se, no terceiro verso, o indefinido “nenhum” fosse substituído pelo indefinido “algum", o sentido da frase seria substancialmente diferente.
Anexos:
Respostas
respondido por:
9
Olá,
Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo. Os pronomes variam em gênero, número e pessoa e podem ser classificados como:
- Pronomes Pessoais;
- Pronomes Possessivos;
- Pronomes Demonstrativos;
- Pronomes de Tratamento;
- Pronomes Indefinidos;
- Pronomes Relativos;
- Pronomes Interrogativos;
Analisando as alternativas, podemos dizer que a única alternativa incorreta é a letra:
e) Se, no terceiro verso, o indefinido “nenhum” fosse substituído pelo indefinido “algum", o sentido da frase seria substancialmente diferente.
Pois, podemos empregar "algum" com o mesmo sentido de "nenhum", quando, em orações negativas, "algum" vier depois de um substantivo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás