6.(Uni-Rto-RJ) Leia este trecho da crônica "Unanimidade", de Paulo Mendes Campos.[...]Da janela de seu quarto, aberto para todos os quadrantes, o homem indaga o mundo, olha as razões do mundo, fareja os motivos e as consequências dessa ou daquela atitude, dessa ou daquela omissão, refletindo a vasta massa informe dos acontecimentos, das situações estacionárias, revolucionárias, ou reacionárias, das promessas e das mentiras universais.E olhando, indagando, farejando, refletindo, o seu interesse cruza com o interesse de milhões de outras criaturas que procuram um entendimento universal, uma evolução verdadeira, uma paz estável para as gerações novas [...] Paulo Mendes Campos. Irt Crônicos - Antologias Escolares Edijovem.Rio de Janeiro: Editora Tecnoprint SA, $.d. p. 108-109.Considere o trecho “E olhando, indagando, farejando, refletindo, o seu interesse cruza com o interesse de milhões de outras criaturas...’' e escreva, em uma frase completa, qual é a contribuição semântica do uso dos verbos no gerúndio em paralelo ao verbo no tempo presente do indicativo.
Anexos:
Respostas
respondido por:
5
Olá
O enunciado da questão especifica a maneira estrutural de como quer a resposta; uma frase completa.
Fiquemos atentos, então, nos detalhes; uma frase completa se inicia com letra maiúscula e só é marcada para ditar seu fim com o sinal gramatical de ponto final.
Resposta:
Os verbos no gerúndio, juntamente com o verbo no presente, enfatizam o fato de que o que ocorre na narração, ocorre naquele exato momento, trazendo, dessa maneira, mais vivacidade, uma maior aproximação entre o leitor e o enredo.
Bom dia! :)
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás