3. Leia estas duas frases:1."0 comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai quadruplicaram nos últimos anos - e faz negócios melhores quem se comunica melhor.' (Fernando Luna. Olá, vizinhos! Veja, ed. 1563, p. 106)2.'0 péssimo estado de conservação de muitas rodovias brasileiras causam prejuízos de milhões de reais ao país." (Frase de noticiário de TV)Ambas apresentam inadequação à norma culta.a)Aponte-a nas duas frases.b)Reescreva as passagens incorretas, adequando-as à norma culta. Justifique a correção.c)Faça uma hipótese para explicar, em cada frase, o que poderia ter levado o redator a cometer o erro.
Respostas
Olá!
No primeiro texto pode-se afirmar que o erro consiste na ausência de concordância entre o termo "quadruplicaram" com o substantivo a que se refere. Isto é, o termo quadruplicaram acima está concordando com os substantivos Brasil, Argentina e Paraguai, mas de fato deveria se referir ao "comércio".
O correto seria: "0 comércio entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai quadruplicou nos últimos anos - e faz negócios melhores quem se comunica melhor."
No segundo caso, ocorre o mesmo erro na concordância, onde o correto seria: "0 péssimo estado de conservação de muitas rodovias brasileiras causa prejuízos de milhões de reais ao país."
Esta é a conformação correta porque anteriormente o verbo estava concordando com "rodovias", e não ao que de fato se refere no caso, que é "péssimo estado".