• Matéria: Pedagogia
  • Autor: emelidacunha
  • Perguntado 7 anos atrás

É muito comum ver em escolas, especialmente na educação básica, uma prática de currículo constituida por um paradigma positivista, configurado por aspectos de um saber pronto e acabado em si mesmo, organizado e sequenciado linearmente e transmitido verbalmente pelo professor. Nesse sentido, assinale as características que expressam essa concepção de currículo: A) As práticas curriculares são democráticas e reflexivas. B) As práticas curriculares preconizam interdisplinaridade e a contextualização. C) As práticas curriculares são comprometidas com o processo ensino e aprendizagem. D) As práticas curriculares são autoritárias e de mão única.

Respostas

respondido por: CRUBIA
62

Alternativa D haja vista que o paradigma positivista é velho, ultrapassado, não condizente com a realidade da educação.


herlesonsouzapdu59k: essa é a correta
solangenalmeid: esta correta
respondido por: winederrn
37

Olá, amigo(a)!

Com base no atual modelo curricular da educação básica, podemos observar que ele é baseado em fatos históricos ou naquilo está acontecendo (Paradigma Positivista). Nesta direção, o paradigma positivista tem as suas raízes ligadas ao Empirismo (por meio da observação dos fenômenos).

Deste modo, podemos verificar que os professores não são capazes de expor uma visão crítica (por conta do autoritarismo presente na grade curricular) sobre o conhecimento que está sendo passado aos alunos.  


Gabarito:

"D) As práticas curriculares são autoritárias e de mão única".


Espero ter contribuído.

Perguntas similares