• Matéria: Direito
  • Autor: rose241033p7z300
  • Perguntado 8 anos atrás

A afirmação de Montesquieu, filósofo iluminista francês do século XVIII, indica uma importante característica das democracias contemporâneas, expressa corretamente na ideia de

a) dissociação do poder soberano e sua partição com base nas três funções fundamentais do Estado – a legislativa, a executiva e a judiciária.
b) pertencimento a uma comunidade política nacional, com direitos e deveres comuns e responsabilidades sobre os poderes constituídos.
c) controle do território por um governo amparado por um sistema legal e com capacidade de utilizar a força militar para implementar suas políticas.
d) autoridade do governo sobre uma área com fronteiras claras, dentro da qual ele representa o poder supremo e soberano.
e) autodeterminação dos povos baseada no direito natural das nações que compartilham uma origem, uma cultura e uma língua comuns

Respostas

respondido por: maarigibson
32

A alternativa correta é a A.


Montesquieu, influente filósofo iluminista do século XVIII, trouxe em suas ideias a divisão dos poderes como é aplicado nos moldes das democracias atuais, com sua divisão entre Legislativo, Executivo e Judiciário. O Poder é uno e indivisível, sendo esses apenas aspectos administrativos.


Ele afirma que o povo não é capaz de discutir os negócios públicos, mas essa visão é a mesma da maioria dos autores liberais clássicos. Montesquieu também defende o voto censitário, na prerrogativa que aqueles sem posse não são capazes de decidir com clareza sobre a vida pública.

Perguntas similares