Questão 4/5 - Biomecânica
Leia o texto a seguir:
“Eletromiografia é o termo genérico que expressa o método de registro da atividade elétrica de um músculo quando realiza contração. Ela apresenta inúmeras aplicações, notadamente na clínica médica para diagnóstico de doenças neuromusculares; na reabilitação, na reeducação da ação muscular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMADIO, A. C., SERRÃO, J. C; Contextualização da biomecânica para a investigação do movimento: fundamentos, métodos e aplicações para análise da técnica esportiva. Revista Brasileira de Educação Física do Esporte. v. 21, p. 61-85, dez. 2007, p. 61.
Com base no texto e no livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, é correto afirmar que a vantagem da aplicabilidade da eletromiografia como análise e prevenção de riscos físicos está relacionada....
A à capacidade de olhar exatamente o que está acontecendo dentro de cada músculo analisado.
B à detecção de indicadores preditivos que caracterizem comportamento de talentos esportivos.
C ao registro de imagens e às consequentes reconstruções com auxílio de pontos marcados.
D às alterações no padrão técnico que identificam disfunções no comportamento motor durante o contato do pé com o solo.
E à influência de fatores externos relacionados especificamente sobre o controle de sobrecarga no treinamento.
Respostas
respondido por:
3
Olá!!!
ALTERNATIVA CORRETA LETRA A.
A eletromiografia tem por finalidade avaliar e monitorar a atividade elétrica das células musculares, sendo essas atividades elétricas provenientes do potencial de ação que gerado para que haja a contração muscular, a fim de analisar possíveis lesões.
Ela é indicada clinicamente para a detecção de traumas, lesões em gânglios, doenças musculares, etc. Utiliza-se esse procedimento para o monitoramento da contração muscular, geração de impulsos elétricos e, portanto não registra imagens.
Espero ter ajudado!!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás