a análise da quantidade demandada pelo consumidor leva em consideração o preço do bem. por exemplo, uma redução no preço do arroz leva a um aumento na demanda por arroz, ceteris paribus. porém, nem sempre só o preço é considerado nesta decisão do consumidor.preciso de ajuda nessa, por favor.
Respostas
Esta questão é tipicamente uma estratégia econômica-mercadológica, pois o termo “Ceteris Paribus” visa apresentar uma única possível variável que pode ou não se alterar, contudo esta “alteração ou não” deverá manter as demais variáveis constantes, ou seja, é como se apresentar um gráfico com valores “inversamente proporcionais”, exemplo: se a empresa reduzir o preço deste arroz em 20%, “Ceteris Paribus” o faturamento da empresa deverá subir no mínimo 20% devido a “demanda” dos clientes que irá aumentar (é o efeito “promoção” em mercadorias). Existe, portanto, uma relação inversa à Lei da Oferta e Demanda, pois nesta lei quando maior a oferta, menor a demanda e vice-versa, mas no caso em estudo, quanto maior a oferta poderá ocorrer uma maior demanda, devido exclusivamente à redução de preço.
Entendo que nem sempre o preço será fator de escolha do consumidor, portanto podemos citar outros argumentos, que nesta situação poderiam influenciar o consumidor:
1)diante da redução do preço do produto, favoreceria a sua “estocagem”(comprar um pouco a mais)
2)o consumidor tende a ser atraído pelas promoções (pois acredita estar levando vantagem em relação ao lojista)
3) o aumento da demanda sobre este produto, poderá assegurar mais “confiança” ao consumidor (pois ao ver todo mundo comprando, será induzido também a comprar, logo será afetado por uma questão psicológica de indução a compra)
4)o consumidor, independente da questão “preço”, irá considerar nesta redução também o critério do custo da disponibilidade do produto (naquele exato momento será vantagem adquirir o produto)