Aristóteles desenvolveu uma filosofia dogmática. Explique por que sua filosofia e dogmática atraves da teoria do conhecimento
Respostas
Um dogma é uma posição que é apresentada, via de regra sem possibilidade de demonstração, como uma verdade indiscutível, a partir da qual as demais posições em um campo do conhecimento são construídos. Na matemática há a existência de proposições semelhantes, os chamados axiomas, posições indemonstráveis e consideradas como auto-evidentes.
A teoria do conhecimento de Aristóteles pode ser considerada dogmática na medida em que ela assume que só há um único mundo, rejeitando a possibilidade do mundo das essências, e assume que só pode ser objeto de conhecimento aquilo que é objeto de percepção, de modo que as coisas que não podem ser percebidas pelos sentidos não são objetos de conhecimento.
Isto, claro, não é demonstrado, é apenas uma posição que Aristóteles adota e que fundamenta o restante de sua teoria, de modo que, neste sentido, poderíamos dizer que a filosofia de Aristóteles é dogmática.