Na primeira gestação, uma mulher deu à luz um menino saudável. O segundo filho, também do sexo masculino, teve eritroblastose fetal ou Doença Hemolítica do Recém-Nascido (DHRN). Considerando o fator Rh, construa o heredograma da família, especificando os genótipos da mulher, do marido e dos dois filhos.
Respostas
Pai: RR ou Rr
Mãe:rr
Filho 1: Rr
Filho 2:Rr
A DHRN ocorre quando a mãe possui RH negativo e têm filhos RH positivo.
O primeiro filho RH positivo apenas estimula a mãe a produzir anticorpos contra o fator RH.
O segundo filho RH positivo já sofre a ação dos anticorpos produzidos e desenvolve a DHRN. Isso no caso da mãe não realizar pré-natal e não tomar os medicamentos que inibem a formação de anticorpos.
Se teve eritroblastose fetal e foram 2 filhos é porque a mãe era RH negativo e os dois filhos eram RH positivo.
O gene para o RH positivo é dominante sobre o gene para o RH negativo. Logo, a mãe que é RH negativo só pode ter 2 genes para RH negativo. Se tivesse qualquer gene para RH positivo seria RH positivo porque esse se expressaria.
A mãe só pode ter passado gene para RH negativo para os filhos porque ela só tem desse tipo. E, se os filhos são RH positivo é porque receberam um gene para RH positivo do pai. Logo, eles são Rr.
O pai possui um gene para RH positivo porque o passou para os filhos. Não há dados suficientes para saber se o outro gene do pai é para RH positivo ou se é para RH negativo. Ele pode ser RR ou Rr.