• Matéria: Pedagogia
  • Autor: valdirenerosadejesus
  • Perguntado 7 anos atrás

1. Você concorda que é importante estudar a educação a partir do contexto histórico da sociedade onde ela se encontra inserida? Parte-se aqui do pressuposto que a disciplina de História da Educação trabalhada numa perspectiva crítica nos cursos de formação docente pode apresentar-se como uma possível contribuição para a formação do professor emancipado.
• Considerando a afirmativa acima, é INCORRETO afirmar que:
a) ( ) Compreender a importância da História da Educação como suporte para a ação profissional, nos permite contextualizar a relação escola e sociedade nos diversos momentos históricos possibilitando uma análise reflexiva e articulada da escola bem como as suas possibilidades e limites nas mudanças de práticas sociais;
b) ( ) A História da Educação pode contribuir na formação do professor de forma que este não exerça a crítica histórica na análise de questões educativas atuais;
c) A História da Educação como suporte para a ação profissional pode possibilitar a contextualização da relação entre a escola e a sociedade nos diversos momentos históricos contribuindo para uma análise reflexiva e articulada da escola bem como as suas possibilidades e limites nas mudanças de práticas sociais;
d) A História da Educação pode contribuir na formação do professor de forma que este possa identificar os elementos constitutivos da cultura escolar e suas relações com as demais instituições sociais.

2. A educação primitiva se caracteriza pela sua forma simples, onde a criança é inserida no meio social através da experiência de vida das gerações passadas. Em relação aos povos primitivos, marque com (V) as alternativas VERDADEIRAS e com (F) as alternativas FALSAS.
a) ( ) A educação prática não é organizada, compreende a busca de alimentos, abrigo e vestuário, dividindo-se em dois estágios.
b) ( ) No primeiro estágio da educação prática, a criança participa das atividades dos adultos, aprendendo conscientemente, por imitação.
c) ( ) A educação teórica consiste na transmissão dos adultos às gerações mais jovens os conhecimentos das cerimônias, danças e rituais que caracterizam o culto religioso dos povos primitivos.
d) ( ) O segundo estágio baseia-se na aquisição de conhecimento por imitação, ou seja, a criança imita inconscientemente as atividades dos adu

Respostas

respondido por: angelicaaldspa6awv
1

Olá, tudo bem?


1. A alternativa incorreta é a letra b) A História da Educação pode contribuir na formação do professor de forma que este não exerça a crítica histórica na análise de questões educativas atuais. A crítica história deve ser exercida pelo professor a partir dos conhecimento que tem da História da Educação.



2. a) (F) A educação prática não é organizada, compreende a busca de alimentos, abrigo e vestuário, dividindo-se em dois estágios.


A educação prática tem sua forma de organização que, embora diferente das formas que possuímos hoje, eram eficazes em seus efeitos na vida das crianças.



b) (F) No primeiro estágio da educação prática, a criança participa das atividades dos adultos, aprendendo conscientemente, por imitação.


No primeiro estágio, a imitação das atividades dos adultos é feita de modo involuntário pelas crianças.



c) (V) A educação teórica consiste na transmissão dos adultos às gerações mais jovens os conhecimentos das cerimônias, danças e rituais que caracterizam o culto religioso dos povos primitivos.



d) (F) O segundo estágio baseia-se na aquisição de conhecimento por imitação, ou seja, a criança imita inconscientemente as atividades dos adultos.


A imitação de modo inconsciente corresponde ao primeiro estágio da educação das crianças.




Espero ter ajudado! (:

Perguntas similares