Respostas
Quando um músculo se encurta ao levantar uma carga constante, a tensão desenvolvida em uma determinada amplitude de movimento depende do comprimento do músculo, do ângulo de tração do músculo sobre o esqueleto e da velocidade do encurtamento.
Força muscular e endurance (resistência) podem ser muito aprimoradas com programas de exercícios corretamente planejados e cuja resistência é representada por pesos.
Aumentos na força e na endurance são acompanhados por certas alterações fisiológicas tipo aumento do tamanho muscular (hipertrofia), pequenas alterações bioquímicas e adaptações dentro do sistema nervoso.
O princípio fisiológico subjacente ao desenvolvimento da força e da endurance é denominado princípio da sobrecarga
A dor muscular aguda é causada pela falta de um fluxo sanguíneo adequado (isquemia), ao passo que a dor muscular tardia é causada provavelmente pela ruptura dos tecidos conjuntivos.
O treinamento com os pesos é específico, pois os aumentos (ganhos) na força e na endurance muscular aprimorarão ao máximo a realização de certas tarefas (habilidades) quando o programa de treinamento consiste em exercícios que incluem os grupos musculares e estimulam os padrões de movimentos utilizados durante a realização dessa tarefa.
Flexibilidade, ou amplitude de movimento ao redor de uma articulação, está relacionada à saúde e, até certo ponto, ao desempenho atlético.