Capítulo 7 – Aspectos sobre Normas e Teoria da Contabilidade Segundo Marion (2015), “Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País”. Esses Princípios de Contabilidade estão previstos nas Resoluções CFC (Conselho Federal de Contabilidade) nº 750/93 e nº 1.282/10, caracterizando, assim, uma Teoria da Contabilidade Normatizada. Assinale a alternativa que NÃO indica um Princípio de Contabilidade previsto nessas duas resoluções do Conselho Federal de Contabilidade (750/93 e 1.282/10): a. Princípio da Prudência. b. Princípio da Essência sobre a Forma. c. Princípio da Competência. d. Princípio do Registro pelo Valor Original. e. Princípio da Entidade.
Respostas
mas cuidado, isso não quer dizer que este princípio não exista, ele somente não está relacionado nestes dois dispositivos
“Os Princípios de Contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional”.
Os princípios contábeis são normas que norteiam a contabilidade, que devem ser utilizados como parâmetros por todos os profissionais que atuam com contabilidade. Cada princípio possui seu tema a forma de atuação profissional.
A respeito dos princípios contábeis, analise as alternativas a seguir:
I - O princípio contábil da entidade apresenta que o patrimônio da entidade e dos sócios não se confunde.
II - O princípio da competência apresenta que as receitas e despesas devem ser registradas na contabilidade quando forem recebidas ou pagas.
III – O princípio da continuidade apresenta que a empresa deve permanecer em atividade por tempo indeterminado, salvo haja algo que indique o contrário.
Está correto o que se afirmar em:
A - A afirmativa I está correta.
B - A afirmativa III está correta.
C - As afirmativas I e II.
D - As afirmativas I e III. Resposta correta
E - As afirmativas II e III.