• Matéria: História
  • Autor: lucasalves7246
  • Perguntado 8 anos atrás

9No final do Período Homérico o processo de formação das cidades gregas se completa. O texto abaixo trata de seu funcionamento:"A cidade - pólis, em grego - é um pequeno estado soberano que compreende uma cidade e o campo ao redor e, eventuolmente, alguns povoados urbanos secundários. A cidade se define, de fato, peto povo -demos - que a compõe: uma coletividade de indivíduos submetidos aos mesmos costumes fundamentais e unidos por um culto comum às mesmas divindades protetoras. Em geral uma cidade, ao formar-se, compreende várias tribos; a tribo está dividido em diversas fratrias e estas em clãs, estes, por sua vez, compostos de muitos fornidas no sentido estrito do termo (pai, mãe e filhos). A cada nível, os membros desses agrupamentos acreditam descender de um ancestral comum, e se encontram ligados por estreitos laços de solidariedade. As pessoas que nõo fazem parte destes grupos são estrangeiros na cidade, e nõo lhes cabe nem direitos, nem proteção."FUNARI. P. P. Grécio e Romo. São Paulo: Contexto, 2007. p. 25.a)0 que era a pólis? 0 dlb)Procure definir o que era demos. 0 dlc)Faça um organograma com a organização da cidade apresentada pelo autor. 0 dl/H6

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
33

Olá,


A) A pólis era um estado soberano, ou seja, uma cidade/território independente que possuía uma área urbana (cidade) e seus arredores, o território.


B) Demos é o povo, um grande agrupamento de pessoas que possui os mesmos costumes, tradições, hábitos e que estão sob as mesmas normas, valores e princípios; além é claro, de uma mesma cultura.


C) Organograma da pólis:




Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares