• Matéria: História
  • Autor: sousajuliac8009
  • Perguntado 8 anos atrás

5No texto a seguir, o historiador Marcelo Rede procura demonstrar o quanto as leis na Mesopotâmia tinham um papel diferente das leis atuais:ONascimento da Lei?"É muito comum dizer-se que a Mesopotâmia conheceu as primeiras leis do história do homem. Mas, na verdade, os icódigos' mesopotômicos eram muito diferentes das legislações atuais: eles não tinham leis que estabelecessem as características de um crime e a pena que deveria ser aplicado. Diferentemente, em geral, parecem ser coletâneas de sentenças reais, que descreviam uma situação concreta e particular e diziam o que deveria acontecercom o acusado. Como, por exemplo, nesta passagem do famoso ‘código1 de Hamurabi: '$e um pedreiro construiu uma casa para um homem livre, mas não reforçou seu trabalho e a casa, que ele construiu, caiu e matou o dono da casa, então, esse pedreiro será morto1“REDE. M. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 1997. p. 38.a)Procure explicar o título escolhido pelo autor: 0 Nascimento da Lei? /H3/H12b)Que diferença o autor estabelece entre as leis atuais e as da Mesopotâmia? /hi

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
18

Olá,


A) O título "Surgimento da Lei" se deve ao fato de que as primeiras leis e códigos escritos foram encontrados nas civilizações da mesopotâmia. Lá haviam leis que regiam casos e condutas, ditando obrigações e até as sentenças em casos de transgressão. São os primeiros registros do tipo.


B) Para o autor, não havia a tipificação dos crimes como há hoje, como por exemplo, o roubo, que pode ser praticado de inúmeras formas. Na época havia apenas leis para situações específicas.


Espero ter ajudado!


Espero ter ajudado!

Perguntas similares