1(UFG-GO) Leia o texto a seguir.Ocomércio é sórdido, repete Cícero, "se não passa de um pequeno comércio em que só se compro para revender diretamente; mas sendo um alto negócio, grande comércio, nada mais tem de muito desprezívelVEYNE, Paul. 0 império romano. In: DUBY, Georges; ARIÈS. Philippe (Org.). História da vida privada: Do império romano ao ano mil. v. I.Sâo Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 129.Nesse texto, o julgamento de Cícero acerca das atividades comerciais em Roma manifesta um posicionamento sobre a emergência de novas atividades econômicas, quando da expansão ter-ritorial ocorrida na República. Nesse sentido, explique a relação entrea)a forma tradicional de produção de riqueza e a distribuição do poder na sociedade romana. /hhb)o julgamento de Cícero sobre o comércio e a expansão territorial ocorrida na República. /hu
Respostas
Olá,
A) Tradicionalmente a sociedade romana era agrícola, onde os patrícios eram aqueles no topo da pirâmide social, pois possuíam as terras e participavam da vida política.
Juntos dos patrícios estavam os clientes, estrangeiros e pessoas que dependiam dos patrícios para sobreviver - e em troca eles ajudavam na luta e em troca de favores.
Já os plebeus não tinham poder político e nem econômico - sequer eram incluídos no mercado de trabalho. Por último há os escravos, capturados em conquistas militares e que faziam grande parte dos trabalhos na Roma Antiga.
B) Cícero é crítico em relação a expansão do comércio porque não via no grande comércio algo de positivo; era apenas fruto da ganância que iria gerar mais guerras de expansão.
Espero ter ajudado!