Ao chegarem na América, os europeus encontraram sociedades que, para eles, se encontravam tão desenvolvidas quanto aquilo que consideravam como sua pré-história. As sociedades ameríndias constituíram-se como formações complexas, organizadas e muito desenvolvidas em alguns aspectos científicos, como engenharia, astronomia e até farmacologia. Ocorre que os europeus possuíam uma vasta vantagem de tecnologia bélica através de seus armamentos. Só que talvez este não tenha sido o principal fator que ajudou na conquista da América. Além do desenvolvimento das armas, qual(is) outro(s) fator(es) ajudou (ajudaram) os europeus na conquista? /hi6
Respostas
Os fatores que ajudaram na conquista dos territórios indígenas por parte dos europeus foram, principalmente, três: desorganização política dos nativos, ausência de proteções imunológicas para as doenças europeias e uma cultura militar inadequada para a guerra contra os europeus.
A desorganização política fez com que muitas tribos nativas, por interesses próprios, se aliassem às forças europeias e contra outras tribos nativas (por exemplo, a Guerra dos Tamoios contou com indígenas de ambos os lados do conflito).
A ausência das proteções imunológicas tornou os nativos frágeis às novas doenças que eram trazidas do continente europeu, de modo que muitos foram vítimas de doenças comuns que, para eles, eram mortais (catapora, sarampo, gripe, etc).
A cultura militar dos nativos também era, em muitos casos, avessa ao simples assassinato em campo de combate, como faziam os europeus, preferindo a captura de presos vivos e o sacrifício ritual, de modo que desconheciam as técnicas militares que permitiriam que resistissem de modo mais eficiente, o que acabou tornando as vitórias dos europeus mais fáceis.