1Os membros das diversas ordens religiosas justificaram a escravização dos negros africanos. No entanto, tenta* ram impor limites para a relação senhor-escravo. Leia atentamente um trecho do "Sermão Vigésimo Sétimo", do padre Vieira:“Vede se é bom exemplo este pora os régulos do nosso Recôncavo. É possível que, por acrescentar mais uma braça de terra ao canavial, e meia tarefa mais ao engenho em cada semana, haveisde vender o vossa alma ao Diabo? Mas a vossa, já qa o é, vendei-lha, ou revendei-lha, embora. Porém as d vossos escravos, porque lhas haveis de vender também antepondo a sua salvação aos ídolos de ouro, que sõt os vossos malditos, e sempre mal logrados interesse?1 Por isso vossos escravos não têm doutrina: por iss: vivem e morrem sem sacramentos: e por isso, se lhe nc: proibis a igreja, com sutileza de cobiça, que só poa inventar o Diabo (para que o diga na frase do vulgc1 não quereis que vão ò porta da igreja. Consentis que r. escravos e escravas andem em pecado, e não lhes pemT-----------^Régulos: reizínhos, chefes de Estados bárbaros.256' $ que se casem, porque dizeis, que casados servem -:nos bem [„.]-V o senhor mandasse ao escravo, ou quisesse da escra-- cousa que ofenda gravemente a alma, e a consciência; zzsim como ele o não pode querer, nem mandar, assim o escovo é obrigado a não obedecer. Dizei constantemente, não haveis de ofender a Deus: e se por isso vos ameacem e castigarem, sofrei animoso e cristamente, ainda z-je seja por toda a vida, que esses castigos são martírios.Escravos, (dizS. Pauto) obedecei em tudo a vossos senhores, não os servindo somente aos olhos, e quando eles vos eem, como quem serve a homens; mas muito de coração, e quando não sois vistos como quem serve a Deus. Tudo o zue fizerdes, não seja por força, senão por vontade: adver-rndo outra vez, que servia a Deus, o qual vos hó-de pagar z vosso trabalho, fazendo-vos os seus herdeiros [...]0 remédio é que, quando servis a vossos senhores, não 2$ sirvais como quem serve a homens, senão como quem serve a Deus [...] porque então não servis como cativos, senão como livres, nem obedeceis como escravos, senão :omo filhos. Não servis como cativos, senão como livres;porque Deus vos hó-de pagar o vosso trabalho [...] e não obedeceis como escravos, senão como filhos; porque Deus, com quem vos conformais nessa fortuno, que ele vos deu, vos hó-de fazer seus herdeiros [...]*.VIEIRA, Antônio. “Sermão XIV“. Sermões. Porto: Lello & Irmào. 1959- v. XII. p. 339-54.a)Quais comportamentos do senhor são condenados por Vieira? /hi/hhb)Vieira chega a orientar os escravos a não obedecer às ordens do seu senhor? Isso não vai contra a ordem escravista assentada na disciplina?/Hl/Hllc)Vieira aconselha os escravos a se revoltarem contra seus senhores? justifique. /hid)Qual é a herança que Vieira oferecia aos escravos? e)Afinal, quem é o senhor dos escravos: os senhores brancos ou Deus? /hif)Que implicações políticas advêm dessa formulação?/H1/H7/H9/H11
Respostas
Olá!
a)Quais comportamentos do senhor são condenados por Vieira?
Os comportamentos condenados por Vieira são a ganância pelo ouro, além do fato de permitir que eles "andem em pecado" (que pode ser interpretado de diversas formas como andar com poucas roupas ou não ter amparo religioso, etc) e proibirem-nos de se casar.
b)Vieira chega a orientar os escravos a não obedecer às ordens do seu senhor? Isso não vai contra a ordem escravista assentada na disciplina?
Não diretamente. Vieira coloca que os escravos podem recusar ordens e serviços de seus senhores que lhes ofendam a alma e a consciência. Isto porque, de acordo com ele, não cabe aos senhores de escravos querer que executem tais coisas. De certa forma, isto vai sim contra a ordem escravagista, posto que escravos eram vistos como seres inferiores e desprovidos de direitos.
c)Vieira aconselha os escravos a se revoltarem contra seus senhores? justifique.
Não, muito pelo contrário. Vieira aconselha que os escravos sirvam a seus senhores como servem a Deus e que não se considerem como cativos - portanto, que não desejem a liberdade - pois Deus irá lhes pagar.
d)Qual é a herança que Vieira oferecia aos escravos?
Vieira oferecia aos escravos a herança de Deus. Provavelmente, uma referência ao paraíso cristão.
e)Afinal, quem é o senhor dos escravos: os senhores brancos ou Deus?
Ambos. Assumindo que ao servir os senhores de escravos de "coração aberto" eles estariam executando serviços para Deus.
f)Que implicações políticas advêm dessa formulação?
Esta formulação nos permite assumir que ao escolher não servir ao senhores de escravos e tentar libertar-se de seu destino, o escravo estaria indo contra a vontade de Deus.