5(Fatec-SP) As colônias eram uma das mais importantes fontes de riquezas das quais as monarquias nacionais europeias lançavam mão para se consolidar como Estados fortes e centralizados.Sobre o Brasil-Colônia é correto afirmar:a)na sociedade colonial brasileira, existiram relações feudais de produção, especialmente na submissão das populações nativas.b)entre as atividades voltadas para exportação estava a pecuária, que abastecia as diferentes regiões brasileiras e a metrópole.c)a administração colonial era descentralizada, cabendo às Câmaras Municipais governar o país.d)no séc. XVIII, a região das Minas Gerais iria sofrer um declínio populacional devido às restrições feitas por Portugal, que temia perder o controle da lavra e da fundição do ouro.e)com a cana-de-açúcar ocorreu efetivamente o processo de povoamento e de instalação da estrutura político-administrativa portuguesa, no Brasil.
Respostas
A alternativa A é falsa, pois o feudalismo implica a instituição da servidão e a concessão de terras por parte do suserano para o vassalo, coisa que não caracterizou o sistema colonial brasileiro, que empregava a mão de obra escrava, principalmente negra.
A alternativa B é falsa, pois a agropecuária tinha como objetivo principal abastecer o mercado interno, pois não era viável fazer o transporte dos produtos agropecuários na época.
A alternativa C é falsa, pois a administração colonial era centralizada na própria coroa portuguesa.
A alternativa D é falsa, pois a região de Minas, apesar dos impostos, cresceu exponencialmente no século XVIII e várias cidades e povoamentos foram estabelecidos em busca do ouro.
A alternativa E é a alternativa verdadeira, pois foi a partir do ciclo do açúcar que o povoamento do Brasil começou de fato, pois a colônia passou a ser uma fonte de lucros importantes que deveria ser protegida e explorada pela metrópole.
Resposta:
alternativa E)com a cana-de-açúcar ocorreu efetivamente o processo de povoamento e de instalação da estrutura político-administrativa portuguesa, no Brasil.