2(UEL-PR) “Aliás, o governo, embora seja hereditário numa família, e colocado nos mãos de um só, não é um particular, mos um bem público que, consequentemente, nunca pode ser tirado dos mãos do povo, a quem pertence exclusiva e essenciolmente e como pleno propriedade. (...] Nõo é o Estodo que pertence oo Príncipe, é o Príncipe que pertence ao Estodo. Mos governar o Estado, porque foi escolhido paro isto, e se comprometeu com os povos a administrar os seus negócios, e estes por seu lodo, comprometeram-se o obedecê-lo de acordo com as leis.''D1DER0T, D. (1717-1784). ’Verbetes potíticos do Eodctopédio“. São Paulo: Discurso, 2006.Com base no lexto. é correto afirmar:a)Mesmo em monarquias absolutas, o soberano é responsável pelos seus súditos.b)Ao Príncipe são concedidos todos os poderes, inclusive contra o povo de seu reino.c)0 governante é ungido pelo povo, podendo agir como bem lhe convier.d)0 povo governa mediante representante eleito por sufrágio universal.e)Príncipes, junto com o povo. administram em prol do bem comum.© 0L/SP/H12
Respostas
A alternativa A é verdadeira, pois a ideia do absolutismo esclarecido é a de que o soberano é responsável e dotado de uma série de deveres seus em relação aos súditos, de modo que não deve agir como bem entender ou como mais o beneficiar, mas do jeito que mais beneficiar aos súditos.
A alternativa B é falsa, pois a ideia é justamente que os poderes do súdito não podem ser usados para prejudicar os súditos - neste sentido ele não é ilimitado, deve ser exercido sempre para o bem geral.
A alternativa C é falsa, pois o governante não pode, por exemplo, agir para o próprio bem e detrimento geral.
A alternativa D é falsa, pois o príncipe é escolhido por uma questão de hereditariedade, não havendo a instituição do voto para apontar quem deveria ou não deveria ser o príncipe ou rei.
A alternativa E é falsa, pois ao povo cumpre apenas obedecer aquilo que o rei decide (supostamente para o seu bem), não cabendo ao povo administrar em conjunto com o soberano.