10 Leia a formulação do padre Antônio Vieira a respeito do papel de Angola e do Brasil para a manutenção do Império Colonial português no século XVII:“Bastava a restouroçõo de Angola paro Portugal dever as orações deste grande servo de Deus nõo só a mesma Angola se nõo também o estado do Brasil que dela vive e se sustenta, podendo-se com muito razão dizer que o Brasil tem o corpo na América e o alma na África."Apud AZEVEOO. tolo Lôcto de. 'Sobre o Padre tolo de Almeida". In: História de Antônio Vieira. Lisboa: Livraria Clássica. 1918. p. 404.Por que, nas guerras do açúcar, o controle de Angola era tão importante? /hi/H7/H8
Respostas
Controlar Angola era muito importante nas ditas "guerras do açúcar" - a disputa comercial pelo controle global do mercado de açúcar, um produto de luxo e de difícil cultivo na época - pois era de Angola que vieram muitas das pessoas que eram usadas como escravas nas plantações brasileiras, de modo que, sem Angola, Portugal ou ficaria sem escravos ou pagaria muito mais por eles, fato que diminuiria a "margem de lucro" portuguesa, assim como prejudicaria os latifundiários brasileiros.
Angola era um polo de escravos tanto por capturar escravos de outras etnias africanas - no sentido de que era um "porto" que exportava escravos de outras localidades - quanto por ser um país do qual os escravos mesmos vieram - etnicamente angolanos - de modo que o país funcionou, sob o controle do Estado Português, na época, como uma "máquina" de escravizar seres humanos.