4(Fuvest-SP) A invasão da Península Ibérica pelas forças de Napoleão Bonaparte levou a Coroa portuguesa, apoiada pela Inglaterra, a deixar Lisboa e instalar-se no Rio de janeiro. Tal decisão teve desdobramentos notáveis para o Brasil. Entre eles.a)a chegada ao Brasil do futuro líder da independência. a extinção do tráfico negreiro e a criação das primeiras escolas primárias.b)o surgimento das primeiras indústrias, muitas transformações arquitetônicas no Rio de Janeiro e a primeira Constituição do Brasil.c)o fim dos privilégios mercantilistas portugueses. o nascimento das universidades e algumas mudanças nas relações entre senhores e escravos.d)a abertura dos portos brasileiros a outras nações, a assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses e a instalação da Imprensa Régia.e)a elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, a abertura de estradas de ferro ligando o litoral fluminense ao porto do Rio e a introdução do plantio do café.e OL/SP/H7/H8/H9/H21
Respostas
A alternativa A é falsa, pois a extinção do tráfico negreiro se daria por uma imposição inglesa, não por conta da chegada da coroa portuguesa ao Brasil (que se opôs à interdição ao tráfico).
A alternativa B é falsa, pois o surgimento das primeiras indústrias no país só se daria na década de 1840, não sendo uma consequência direta da chegada da corte portuguesa ao Brasil, mas do desenvolvimento econômico nacional.
A alternativa C é falsa, pois as relações entre senhores e escravos não foram alteradas pela chega da corte portuguesa ao Brasil - a corte mesmo era escravagista.
A alternativa D é a alternativa verdadeira, pois uma das condições para o emprego da escolta naval inglesa que trouxe ao Brasil a corte portuguesa era a abertura dos portos brasileiros para a coroa inglesa, sendo esta uma consequência direta da chega da corte ao país.
A alternativa E é falsa, pois a ligação pela estrada de ferro só se daria no Império e a introdução do plantio de café no Brasil se deu em 1720, bem antes da chegada da corte.
Resposta:
Alternativa correta é D.
D- abertura dos portos brasileiros a outras nações, a assinatura de acordos comerciais favoráveis aos ingleses e a instalação da Imprensa Régia.