6Compare as noções de arte do realismo socialista com as noções de arte presentes em As donzelos de Avignon, de Picasso (p. 23). e na Rodo de bicicleta, de Duchamp (p. 24). /hi/H4
Respostas
O realismo socialista era uma compreensão estética que considerava que toda obra de arte deveria ter uma mensagem clara e expressiva, que esta mensagem deveria ser politicamente eficiente e que deveria ser transmitida de um modo que fosse compreensível para qualquer pessoa, mesmo as menos artisticamente conscientes, do objetivo da obra.
Este modelo estético foi, inclusive, adotado e patrocinado pelo Estado Soviético entre as décadas de 1930 e 1960, e foi o modelo empregado nos cartazes soviéticos de propaganda, talvez seus melhores exemplares.
Tanto em As Donzelas de Avignon (um quadro típico do cubismo) quanto em Roda de Bicicleta (obra assemelhada ao dadaísmo) o objetivo da arte não é a transmissão de uma mensagem, que não é clara para um observador desatento, mas a prática estética de causar espanto, confusão ou admiração, de modo que estas obras são consideravelmente diferentes daquelas do socialismo realista e tem outro objetivo, que não a revolução comunista, como seu desejo maior.