• Matéria: História
  • Autor: adrielfap2199
  • Perguntado 8 anos atrás

I. Depoimento feito durante a Primeira Guerra."Sou um soldado convencido de estar agindo pelos soldados. Acredito que esta guerra, na qual ingressei como se fora uma guerra de defesa e liberação, converteu-se, agora, numa guerra de agressão e conquista. (...) Vi e suportei os sofrimentos das tropas e não posso mais contribuir para prolongar esses sofrimentos com vistas a objetivos que considero cruéis e injustos.Não estou protestando contra a direção da guerra, mas contra os erros políticos e as insinceridades pelos quais os combatentes estão sendo sacrificados.Em nome daqueles que estão sofrendo agora, protesto contra o engano de que estão sendo vítimas; acredito, também. poder contribuir para destruir a complacência indiferente com que a maioria dos que estão em casa contemplam o prosseguimento de agonias que não compartilham, e que não possuem imaginação suficiente para conceber."Extraído do Bradford Pbneer. 27 de julho de 1917.História do século XX. Sâo Paulo: Abril, 1975. p. 690. v. 23.conforme tabelas das páginas 8 e 9.1Qual é o tema desses depoimentos? o dl/hi2Os dois depoimentos foram escritos em guerras dife-II. Depoimento sobre a Segunda Guerra.0 texto a seguir foi escrito por um tenente alemão que participou da batalha de Stalingrado.n"Para tomar uma única casa, lutamos quinze dias, lançando mão de morteiros, granadas, metralhadoras e baio- 1 netas. )á no terceiro dia. 54 cadáveres de soldados ale-mães estavam espalhados pelos porões, pelos patamares ^ e pelas escadas. [...] A luta não cessa nunca. De um andar para outro, rostos enegrecidos pelo suor, nós nos bombardeamos uns aos outros com granadas, em meio a explosões. nuvens de poeira e de fumaça, montes de argamassa, em meio ao dilúvio de sangue, aos destroços de mobiliário e de seres humanos. Perguntem a qualquer soldado k o que significa meia hora de luta corpo a corpo numa peleja desse tipo. Depois imaginem Stalingrado - oitenta dias e oitenta noites só de luta corpo a corpo. As ruas já não se medem por metros, mas por cadáveres [...)."História do século XX. Sâo Paulo: Abril. 1975. p. 2047. v. 67.- •»rentes, por soldados que lutaram em campos opostos. 0 que eles têm em comum? e ol/hi/ha

Anexos:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
13

1 - O tema dos depoimentos é a experiência dos soldados na guerra, que é descrita, em ambos os depoimentos, como algo inimaginável e horrível, que só pode ser compreendido por alguém que de fato participa dos combates, não pela pessoa comum.


2 - Elas tem em comum a descrição do horror da guerra, embora ele seja mais detalhadamente descrito na segunda descrição que na primeira, assim como a ideia de que a guerra é um tanto quanto fútil, pois os soldados lutam não por objetivos grandiosos - a liberação dos povos - mas por objetivos indignos - a conquista de uma casa que dura 15 dias, a dominação dos povos.

Perguntas similares