1(UFC-CE) ”0 aspecto mois marcante do ordem geopoiftico bipotar foi a chamada Guerro Fria. Ela consistiu simultaneamente numa disputa e numa conivência entre Estados Unidos e ex-U-niõo Soviético. Foi uma disputa tanto político-militar e econômica como diplomática, cultural e ideológico. Pode-se dizer que ela representou uma espécie de prolongamento da Segundo Guerra Mundial, só que sem as batalhas, sem os conflitos militares diretos."VESENT1NI. José William, A novo ordem mundiol São Paulo: Ática. 1995. p. 12.A partir da leitura do texto, pode-se compreender que a ausência de conflitos militares diretos entre as duas superpotências significa que:a)a competição econômica neutralizou os conflitos militares durante os anos da Guerra Fria.b)as disputas militares ocorreram de forma indireta em outros países, como os do Terceiro Mundo.c)a ideia de democracia presente na ideologia capitalista e na socialista impediu a eclosão de movimentos militares.d)a paz predominou no mundo a partir do pleno funcionamento das relações diplomáticas.e)o progressivo desarmamento no planeta ocorreu com o fim da Segunda Guerra Mundial.
Respostas
Olá!!
A resposta correta é a de letra b) as disputas militares ocorreram de forma indireta em outros países, como os do Terceiro Mundo.
Bom, é fato que a principal característica desse período foi a "ameaça mutua das armas nucleares". Como sabemos a Guerra Fria se deu por um confronto "silencioso" onde os Estados Unidos e a União Soviética estava em conflito, porém não chegou ocorrer nenhuma batalha.
Por fim existiu a "Corrida Armamentista", onde as duas potencias começaram a aumentar seu poder militar, para causar medo em seus inimigos e deixando sempre uma tensão no ar de um provável combate.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
b) as disputas militares ocorreram de forma indireta em outros países, como os do Terceiro Mundo.
Explicação:
As disputas políticas entre os EUA e a URSS tiveram origem ainda na Segunda Guerra Mundial. O esgotamento da guerra, ao mesmo tempo que sinalizava o desmantelamento de economias de muitos países envolvidos, a destruição de muitas cidades e determinava o legado de violação de direitos humanos, evidenciava o florescimento de duas superpotências que, orientadas por princípios políticos antagônicos, passariam a disputar a hegemonia imperialista pós-guerra, mas sem confronto militar direto. Arregimentando arsenal simbólico a fim de internacionalizar seus modelos políticos e econômicos, EUA e URSS articularam conflitos em outros países, como aqueles pertencentes ao chamado Terceiro Mundo, evidenciando um conflito indireto entre as duas superpotências.