3(UFMG) 0 golpe político-militar de 1964 acarretou transformações na economia brasileira originadas das mudanças nas relações de trabalho, das novas necessidades do desenvolvimento capitalista no pafs e das mudanças na conjuntura internacional.Todas as alternativas apresentam indicadores corretos das transformações na economia brasileira pós-64, exceto:a)a abertura do país às empresas multinacionais a partir da abolição das restrições à remessa de lucros para o exterior.b)a adoção de uma nova política salarial e a implantação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), substituindo o sistema de estabilidade no emprego.c)a consolidação do setor industrial nacional através da elevação dos salários urbanos e do aumento da oferta e do consumo de bens nâo duráveis.d)a elevação do volume de impostos e a consequente falência de um grande número de pequenas e médias empresas.e)a expansão da indústria petroquímica, siderúrgica e do alumínio, realizada sob o patrocínio do Estado, com a participação de conglomerados nacionais e estrangeiros.
Respostas
a)a abertura do país às empresas multinacionais a partir da abolição das restrições à remessa de lucros para o exterior.
Correto. O Brasil abriu-se de maneira notável ao capital internacional, permitindo investimentos e garantindo a entrada de novas multinacionais em nosso território.
b)a adoção de uma nova política salarial e a implantação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), substituindo o sistema de estabilidade no emprego.
Correto. Foram os militares que instituíram o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) ao trabalhador..
c)a consolidação do setor industrial nacional através da elevação dos salários urbanos e do aumento da oferta e do consumo de bens nâo duráveis.
Falso. Os salários foram congelados ou reduzidos na maior parte do governo militar, muito embora a inflação já começasse a tomar os bens de consumo primário.
d)a elevação do volume de impostos e a consequente falência de um grande número de pequenas e médias empresas.
Correto. Muitas empresas acabaram falindo diante dos problemas com impostos e taxações elevadas.
e)a expansão da indústria petroquímica, siderúrgica e do alumínio, realizada sob o patrocínio do Estado, com a participação de conglomerados nacionais e estrangeiros.
Correto. E indústria teve um forte crescimento durante o governo militar, principalmente as indústrias "pesadas", como a petroquímica, siderúrgica e metalúrgica.
Resposta:
C
Explicação: