• Matéria: Filosofia
  • Autor: estephany477
  • Perguntado 8 anos atrás

sobre a doutrina da iluminação Divina de Santo Agostinho considere o conteúdo das assertivas abaixo .l)a iluminação Divina dispensa o homem de ter intelecto próprio .ll)a iluminação Divina capacita o intelecto humano para entender que é determinada ordem entre o mundo criado e as realidades inteligíveis.lll)Agostinho nomeia as realidades inteligíveis de forma pouco precisa como por exemplo ideia forma espécie regra ou razão e afirma platonicamente que as realidades já foram contempladas pela alma .lv)iluminação Divina exige que o homem tenha intelecto próprio a fim de pensar corretamente o conteúdo da Fé postos pela Revelação .assinale a alternativa que contém somente as afirmações corretas .(A) ll e lll (B)l e lll. (c) ll e lv D) lll e lv

Respostas

respondido por: tamyresdejesus
17

I está errado. Agostinho acreditava que o intelecto era um faculdade dada por Deus aos homens que servia para iluminar as verdades da fé, de modo que é necessário desenvolver esta faculdade para compreender Deus.


II está certo. Na teoria de Agostinho o intelecto nada mais é que uma consequência natural da fé e serve apenas para confirmar as verdades da fé.


III está errado. O próprio enunciado dá a entender que as categorias das realidades inteligíveis são bastante precisas, uma característica da filosofia medieval escolástica.


IV está certo. Era deste modo que Agostinho compreendia o exercício da fé associado ao exercício da razão, um dos fundamentos de sua escola teológica e filosófica, a Patrística.


Alternativa C.

Perguntas similares